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Guia: redes sociais para lojas de piscinas

Você já pensou em utilizar as redes sociais para lojas de piscinas e alavancar os seus negócios? Saiba que elas são ótimas alternativas para gerar autoridade no segmento, conquistar o coração dos seus clientes e aumentar a lucratividade da sua marca.

As redes sociais promovem a manutenção da reputação da sua loja, garantem a nutrição de leads e ajudam a conduzir o cliente em toda a jornada de compra. No entanto, não basta apenas estar presente. É preciso ir além.

Confira agora mesmo o nosso guia de redes sociais para lojas de piscinas!

Quais são as redes sociais mais relevantes?

Primeiramente, é preciso considerar que você não precisa ter uma página em cada rede social. Por isso, escolha as que têm mais relação com os objetivos do seu negócio e nas quais o seu público está presente.

Veja um pouco sobre algumas características das principais redes sociais para lojas de piscinas:

Facebook

O Facebook é a maior rede social do mundo. São mais de 2,3 bilhões de usuários. Portanto, é a primeira alternativa para você arriscar a criar uma página e divulgar o seu negócio.

YouTube

O YouTube teve um crescimento de mais 58% nos últimos anos no Brasil, tendo mais de 98 milhões de usuários. Trata-se de uma plataforma de compartilhamento de vídeo que é considerada a segunda maior rede social do mundo.

Instagram

O Instagram conta com mais de 69 milhões de usuários e é uma ótima alternativa para compartilhar conteúdo visual. Além disso, ele tem diversas funcionalidades para promover a integração, como é o caso do IGTV e dos Stories.

Twitter

O Twitter é uma rede social muito objetiva, afinal, oferece apenas 280 caracteres para você expressar a sua mensagem. São mais de 27,7 milhões de contas ativas; por isso, pode ser considerado um canal extra para a divulgação da sua loja de piscinas.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social que tem mais de 500 milhões de usuários e é voltada para negócios. Muito indicada para empresas B2B que querem construir e estreitar os relacionamentos entre marcas.

Quais são os formatos de conteúdo para compartilhar?

Depois de escolher a melhor rede social para a sua loja de piscinas, é importante estar atento para os conteúdos que serão publicados em cada uma delas. Por exemplo:

  • Facebook: vídeos, imagens, textos, links e gifs;
  • Instagram: imagens e textos, vídeos curtos e vídeos longos (IGTV).
  • Twitter: textos, links, imagens e vídeos;
  • LinkedIn: artigos e links.

Existem diversos formatos de conteúdo que você pode explorar nas redes sociais para lojas de piscinas. O mais importante é não focar apenas em um único tipo, mas investir em diversas estratégias e avaliar quais têm mais resposta do público.

Veja agora mesmo alguns formatos para você explorar!

Imagem

Invista em um banco de imagens pago para obter fotos exclusivas e com alta resolução. Melhor ainda se você contratar um fotógrafo profissional e alguns modelos para fazer diversas fotos dos seus produtos. Assim, torna a comunicação visual ainda mais personalizada.

Vídeo

Os vídeos precisam ser de alta resolução. Afinal, de nada adianta investir nesse recurso se as pessoas não compreendem o que é mostrado e falado. Além disso, são os conteúdos que mais se destacam nas redes sociais para lojas de piscinas.

Texto

O texto é uma ótima alternativa para trabalhar com as palavras-chave do seu negócio e posicionar a sua empresa nos primeiros resultados dos mecanismos de busca.

Por isso, trabalhe textos com uma ortografia e gramática impecável, além de abusar de chamadas para a ação (CTAs) que sejam estratégicas.

Resumidamente, verifique quais são as possibilidades e explore o melhor do marketing para atrair, converter e fidelizar clientes.

Como fazer um bom planejamento de conteúdo?

O primeiro passo para criar um bom planejamento de conteúdo é definir os objetivos do seu negócio. Por exemplo: atrair mais visitantes para o seu site, ter um relacionamento próximo com o seu cliente ou melhorar a imagem da sua empresa.

Todas as suas estratégias precisam ser voltadas a atingir os seus objetivos. Veja algumas outras dicas interessantes para criar um bom planejamento de conteúdo nas redes sociais para lojas de piscinas:

  • estude a persona do seu negócio;
  • crie uma linguagem que converse com as personas da sua loja;
  • desenvolva uma boa identidade visual;
  • tenha atenção com o tamanho e limite das postagens;
  • crie um calendário editorial criativo;
  • invista em diversos tipos de conteúdo;
  • tenha atenção com as especificidades de cada rede social.

Como promover a interação e o engajamento do público?

Não existe uma regra sobre qual é a melhor maneira de promover a integração e o engajamento em cada mídia. Entretanto, você pode testar algumas estratégias para verificar quais são as alternativas que mais se encaixam com o seu público.

É fundamental participar da vida dos seus clientes. Ou seja, criar um conteúdo por mês não é eficaz. Por isso, esteja sempre presente com dicas, informações interessantes e materiais criativos para chamar a atenção deles.

Além disso, se você faz uma postagem e o seu cliente escreve um comentário, tire um tempo para responder e mostrar que a opinião dele importa. Um aspecto importante é não deixá-lo por muito tempo sem resposta. Se possível, responda imediatamente!

Como fazer o impulsionamento?

Além de investir em conteúdos orgânicos para criar relacionamentos em redes sociais para lojas de piscinas, não deixe de lado as postagens impulsionadas.

Cada plataforma tem as suas regras. Por exemplo, o Facebook permite definir um objetivo e impulsionar publicações criando a segmentação do público. Dessa forma, ele mostra o seu anúncio por um determinado tempo para o perfil de pessoas que você escolher.

Então, é importante estudar cada plataforma e ter uma reserva financeira para mostrar as suas campanhas para mais pessoas, conquistando cada vez mais adeptos às suas ideias.

Como monitorar os resultados nas redes sociais para lojas de piscinas?

Um dos maiores segredos para qualquer estratégia em rede social é testar! Assim, com um bom controle de resultados, você avalia se as suas estratégias dão certo ou se é necessário alterá-las.

Defina os indicadores-chave de desempenho de acordo com a sua estratégia. Por exemplo, se o anúncio pedia para baixar um e-book sobre cuidados com piscinas, você pode avaliar o número de usuários que fizeram o download do seu material.

Da mesma maneira, se o objetivo era atrair mais visitantes para o seu site, você pode conferir qual foi o número de visitas em determinado dia.

Agora que você aprendeu tudo sobre redes sociais para lojas de piscinas, que tal acompanhar as nossas? Estamos presentes no Facebook, no Instagram e no YouTube.