Montreal Piscinas

Blog

Tratamento químico de piscina: como explicar para o cliente?



O tratamento químico de piscina é uma parte indispensável da manutenção. Porém, nem todos os clientes sabem como fazê-lo ou entendem a sua importância.

Contudo, ajudá-los a fazer a manutenção tende a ser uma boa estratégia de marketing para uma loja de piscinas. Explicar didaticamente quais são as rotinas de manutenção pode ajudar muito a estabelecer uma relação de confiança.

Quer saber mais? Então, confira neste post algumas dicas sobre como explicar para o cliente sobre a importância do tratamento químico de piscina.

Estude o perfil de consumo do seu cliente

Já ensinamos como criar uma relação com o seu cliente fora da alta temporada. Assim, é possível utilizar o banco de dados que você criou para acompanhar as vendas da sua loja de piscinas e estudar o comportamento de seus consumidores.

Provavelmente, a sua revenda conta com um cadastro dos clientes, que deve informar o que foi consumido e quando isso aconteceu. Nesse sentido, é possível estudar o perfil de consumo de cada um e montar estratégias segmentadas.

Em outras palavras, veja se é possível criar categorias com padrões de comportamento de consumo típicos. Em seguida, analise esses segmentos e elabore conteúdos sob medida para cada perfil.

Nesse sentido, o marketing de conteúdo pode ajudar bastante. Ou seja, você deve pensar em estratégias como o envio de newsletters, promoções ou e-mails para os seus clientes com o intuito de lembrá-los da importância da manutenção das piscinas.

Ofereça conteúdos didáticos sobre tratamento químico de piscina de acordo com perfil do cliente

É muito comum que os clientes só se lembrem do tratamento químico de piscina quando ela começa a apresentar problemas. Conhecendo o perfil dos seus consumidores, você pode criar conteúdos com base em sua experiência para ajudá-los a lembrar da importância da manutenção.

Nesse contexto, elabore os conteúdos de maneira didática. Isso porque se trata de um procedimento periódico e metódico, que requer um passo a passo específico. Nem todo mundo sabe muito bem como proceder.

A manutenção deve ser realizada especialmente quando a piscina não está sendo usada. Por isso, lembre os seus clientes de que o tratamento químico tem a finalidade de manter o ambiente saudável e assegurar a vida útil do produto.

Portanto, utilize uma estratégia informativa para recordar os seus clientes de que o tratamento químico de piscina, se aplicado nos períodos certos, impede imprevistos e garante um ambiente saudável.

Crie uma estratégia de informativos sazonais para a sua loja de piscinas

Uma vez que você já tenha o perfil dos clientes desenhado e conteúdos didaticamente elaborados, crie uma estratégia de divulgação.

O consumo de produtos relacionados a piscinas tem forte influência da sazonalidade. Nesse sentido, elaborar estratégias de divulgação ajuda o cliente e promove as vendas em sua loja.

Por exemplo, é possível que o seu setor de marketing verifique que o kit de análise de pH tem maior saída nos meses de janeiro e fevereiro. Então, pode ser interessante enviar informativos sobre o uso dos produtos em novembro e dezembro.

Essa ação também tem o intuito de lembrar os clientes da existência de sua loja de piscinas.

Elabore infográficos para cada produto

Infográficos são dados apresentados com o auxílio de recursos visuais de modo a garantir a didática. Em suma, são categorizados em estáticos, animados ou interativos.

Os estáticos utilizam bastante texto. Por isso, o seu uso é comum em manuais de instruções, explicando onde cada peça se encontra e para que serve.

Já os infográficos animados podem ser vídeos, gifs e animações, principalmente.

Por fim, os interativos são manipuláveis pelo usuário, de modo que ele consiga interagir com o conteúdo por conta própria. Eles exigem um pouco mais de tecnologia.

Dessa maneira, os infográficos podem ser elaborados toda vez que for necessária alguma explicação mais técnica. Uma vez que grande parte dos produtos para tratamento químico de piscina tem um procedimento específico, eles podem ajudar muito os clientes na hora da aplicação.

Informe quais são as boas práticas básicas de manutenção de piscinas

Além dos conteúdos didaticamente explicados, lembre aos seus clientes o básico para manter as piscinas em bom estado. Algumas dicas são:

  • manter a área externa da piscina sempre limpa, especialmente se houver plantas ou circulação intensa de pessoas e animais;

  • peneirar a água com o coletor apropriado, retirando folhas ou outros resíduos que possam ter se acumulado na piscina;

  • aplicar o tratamento químico de piscina nos períodos corretos para evitar a contaminação da água;

  • escovar o revestimento da piscina para remover e prevenir a formação de limo ou sujeira;

  • limpar o filtro e o pré-filtro (skimmer ou coadeira) da motobomba;

  • aspirar o fundo da piscina.

Como vimos, a melhor forma de explicar o tratamento químico de piscina para o cliente é por meio de conteúdos didáticos sobre a sua aplicação. Criar uma estratégia de envio de newsletters, informativos e infográficos periodicamente também ajudará a sua empresa a ser lembrada em todas as temporadas.

O que achou dessas dicas? Quer saber tudo sobre manutenção e vendas de piscinas? Então, acompanhe a gente nas redes sociais — Facebook , YouTube e Instagram — para conhecer os nossos conteúdos didáticos. Também continue a acessar o nosso site.