Blog

Como manter as vendas de uma loja de piscinas no inverno?



Assim como outros negócios, uma loja de piscinas passa pela sazonalidade. Por isso, é importante conhecer bem o perfil do mercado e o comportamento dos consumidores para assegurar o seu sucesso.

Em outras palavras, para manter a rentabilidade de qualquer negócio, é importante planejá-lo. Portanto, é possível manter as vendas em sua loja de piscinas durante o inverno sim. Contaremos como no post de hoje!

Como funciona a sazonalidade em um negócio?

Em resumo, a sazonalidade é como se denomina, em economia, a fase do ano com maior atividade em determinado setor. Ela se expressa por meio de oscilações na demanda ao longo de um período. Pode se dever a razões climáticas, datas comemorativas, eventos e crises, entre outras.

O mercado de piscinas sofre bastante a influência da sazonalidade climática. De maneira geral, há maior consumo de piscinas no verão, mas há demandas específicas no inverno.

Assim, a sazonalidade influi diretamente no faturamento das empresas. Se tal influência será favorável ou não, depende muito da gestão de suprimentos de cada loja de piscinas.

Ou seja, você deve adaptar a gestão do estoque de acordo com a época do ano. Só assim será possível manter a sustentabilidade dos negócios.

Mas como usar a sazonalidade a favor da sua loja de piscinas? É o que veremos a seguir!

Como usar a oscilação das vendas a favor da sua loja de piscinas?

Essencialmente, gerenciar é tomar decisões. Quanto melhor informada a decisão, maiores as chances de acerto, pois mais se conhece os riscos e as incertezas envolvidos.

Então, algumas dicas para gerenciar a sazonalidade a favor da loja de piscinas são as seguintes:

Tenha o registro das vendas com as datas

Atualmente, é impossível gerenciar um negócio sem algum tipo de banco de dados. Uma loja de piscinas deve manter um registro das vendas de acordo com as datas.

Um banco de dados desse tipo ajudará os gestores a identificarem padrões de comportamento de vendas ao longo do tempo. Isto é, será possível ver, na prática, o que vende mais e quando.

Essas informações serão muito úteis para realizar o planejamento da aquisição e do manejo do estoque ao longo do tempo.

Prepare-se para as diferentes demandas no decorrer do ano

Ainda que certos produtos fiquem parados nas vendas no inverno, outros poderão ser mais solicitados.

Por exemplo, é muito comum que os donos de piscinas realizem manutenções durante os meses mais frios do ano.

Consequentemente, você pode adequar o seu mix de produtos de acordo com as demandas sazonais. Então, se durante o inverno a loja de piscinas trabalha mais com a venda de produtos para manutenção, ao longo do verão pode ser interessante oferecer serviços de limpeza.

Outra possibilidade é a oferta de materiais para reparos, tais como vedações, azulejos e encanamentos.

Portanto, observando o consumo de certos produtos em sua loja de piscinas, procure adquirir pontualmente o estoque.

Vamos a um exemplo. Imagine que o consumo médio de líquidos em sua loja de piscinas seja 130 unidades por mês. No entanto, não é linear: pode ser que você tenha 200 vendas em março e 60 em abril. Por isso, conhecer o comportamento das vendas ajuda a avaliar a necessidade de novas aquisições ou não para o seu estoque.

Dessa forma, caso seja observada uma tendência de aumento nas vendas, é possível se preparar melhor para as demandas futuras e, assim, garantir o seu faturamento médio.

Note o quanto é importante para um revendedor, seja de uma loja de piscinas ou qualquer outro, estar sempre bem informado!

Loja de piscinas

Mantenha-se bem informado quanto às tendências e notícias

O banco de dados da loja de piscinas também funciona como termômetro.

Suponha que houve uma campanha do governo para prevenir a proliferação de dengue. É possível que o consumo de cloro aumente subitamente.

De modo semelhante, pode ser que as notícias não sejam muito favoráveis. Atualmente, cresce a fala em torno da crise hídrica. Ela pode ser uma oportunidade para alguns, especialmente aqueles que se utilizarem de conceitos de marketing verde.

Diante disso, gestores de lojas de piscinas bem informados podem trazer informações úteis aos seus clientes. Por exemplo: dicas sobre como vedar bem as conexões dos encanamentos, detectar infiltrações etc.

Invista no relacionamento com o cliente

Uma dica muito importante para lidar com a sazonalidade na sua loja de piscinas é entender o comportamento dos seus clientes. Para saber o que eles precisam, o caminho mais fácil é, naturalmente, perguntar a eles!

Assim, investir em maneiras de manter o relacionamento com o cliente ao longo do ano é uma das formas mais assertivas de obter informações. Sabendo o que seus fregueses querem, você pode fazer compras de estoque conforme a demanda e criar promoções para atrai-los.

Faça promoções

Conhecendo bem o estoque em sua loja de piscinas e o contexto de mercado, apostar em promoções é uma excelente ideia.

Imagine que você sabe que os seus clientes realizam a manutenção estrutural das piscinas em junho: em abril e maio, você pode elaborar promoções para ajudá-los a encontrar o melhor serviço e produtos com preços em conta.

Observando o seu banco de dados, você também pode pensar em saldões para vender produtos com pouca saída.

Por fim, é possível oferecer brindes e descontos para compras acima de determinado valor.

Invista em marketing de conteúdo

Atualmente, é quase impossível alguém comprar alguma coisa sem antes realizar buscas na internet. Seja nas redes sociais ou nos próprios sites das empresas, os clientes estão cada vez mais informados e exigentes na hora da compra.

Se por um lado isso pode tornar as vendas um pouco mais complicadas, por outro é uma grande oportunidade de relacionamento com o cliente! Assim, ao longo das épocas em que há menos vendas, é possível preparar o consumidor para a decisão de compra com informações pertinentes e de qualidade sobre o seu produto. Dessa forma, a sua loja de piscinas criará uma relação de confiança com os clientes muito antes de eles chegarem até os seus vendedores!

Portanto, para manter as vendas em uma loja de piscinas no inverno, invista em estratégias de planejamento de estoque, promoções e relacionamento com o cliente. O marketing de conteúdo pode ser um grande aliado!

Quer saber mais sobre esses e outros assuntos? Então, continue a acessar o nosso site e acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube.