Montreal Piscinas

Blog

7 dicas para atrair novos clientes para sua loja de piscinas

Uma coisa sabemos: o mercado mudou e, com ele, as exigências do seu cliente também. Por isso, é importante conhecer e entender as estratégias e soluções para atrairmos novos clientes.

Porém, atrair mais clientes para uma loja de piscinas é uma missão que atrapalha o sono de muito lojista. Além disso, a concorrência cresce a cada dia e os seus clientes passaram a ter muito mais opções de lugares para comprar nos últimos anos. Por exemplo, o cloro de piscinas é um produto que já pode ser encontrado não só em loja de piscinas mas em pet shops, supermercados, lojas de materiais de construção e pontos comerciais físicos e online. Ou seja, além de nos preocuparmos com a concorrência direta, a concorrência indireta está vindo com força.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para que você possa atrair mais clientes, aumentar as suas vendas e lucrar mais. Confira agora mesmo!

1º Dica – Conheça seu cliente

Se você vende para um público o qual não vê valor agregado nas redes sociais, por que investir nos meios digitais? Ou, se o seu público só fica na internet, por que gastar em mídias tradicionais, como anúncios em jornais da região? Bom, para não jogar dinheiro fora e encontrar as pessoas corretas, é preciso, primeiramente, que você conheça seus clientes.

Verifique quais são os canais mais utilizados e quais ferramentas são mais eficientes. Tente imaginar qual o caminho que seu cliente faz para chegar até você e lembre-se: a divulgação será o primeiro contato do cliente com a sua empresa, sendo assim, a abordagem correta aumenta as chances de estabelecer um bom relacionamento e fidelizar os consumidores.

2ª Dica – Se for para o mundo online, seja relevante

Se você procura por um novo apartamento, você pesquisa na internet. Se quer ter conhecimento sobre algum tema, você pesquisa na internet. Se procura o telefone daquela empresa, você pesquisa na internet.

Ou seja, apesar de, anteriormente, termos usado um público que não acessa a internet como exemplo, convenhamos que essa parcela é a minoria. Por isso, a presença online é indispensável para qualquer negócio.

O Google é a principal ferramenta de buscas e existem várias estratégias para que a sua empresa de piscinas fique bem posicionada. A principal delas é cadastrar sua loja gratuitamente no Google Meu Negócio para que ele apareça no mapa – literalmente. Assim, toda vez que alguém buscar o nome da sua loja ou por ‘loja de piscinas’ ou ‘produtos de piscina’, no Google ou no Google Maps sua loja estará listada juntamente com o endereço, site e telefone de contato.

Invista também em artigos de blog que tragam informações relevantes, com linguagem adequada e que envolvam os leitores. Outro cuidado é não publicar somente conteúdos comerciais. Uma regrinha simples é a técnica do 70, 20 e 10. Ou seja, 70% do seu conteúdo tem que ser relevante e informativo, 20% será destinado para conteúdos compartilhados de outras empresas e pessoas relevantes; os últimos 10% você utiliza para fazer propaganda dos seus produtos ou de sua empresa.

Não deixe também de expandir sua loja do meio físico para o online. Vendas online podem significar um aumento de receita considerável quando feitas da forma correta e com processos específicos desse tipo de atuação. Seja por Whatsapp, uma loja virtual ou sites chamados de marketplaces (Mercado Livre, Americanas, etc), você precisará se organizar para cumprir prazos de entrega, responder dúvidas e controlar bem o estoque.

3ª Dica – Invista em parcerias

Faça uma parceria com uma empresa de paisagismo e venda o sonho de uma área de lazer. Ou, trabalhe com lojas de móveis para áreas externas. Que tal se unir a lojas de revestimentos e oferecer serviços e mercadorias? Seus parceiros podem ajudar a divulgar e conquistar clientes. Forneça descontos e condições exclusivas para os clientes que procurarem a loja por indicação de parceiros.

4ª Dica – Crie ambientes diferenciados

Invista em ambientes personalizados para destacar produtos especiais. Se você vende acessórios, por exemplo, você pode usar a temática “Festa na Piscina” e utilizar uma iluminação diferenciada, com produtos melhor expostos e até uma decoração sobre o tema.

Criar conceitos é uma forma de atrair mais clientes para sua loja. Simule ambientes que estimulem a venda também de outros produtos. Montando uma cenografia simples, você pode contar uma história na qual o cliente se veja como o personagem principal e imagine utilizando os produtos de sua loja.

5ª Dica – Organize promoções

Sabemos que as vendas de piscinas são sazonais, então, nos períodos de baixar, realizar promoções é uma boa estratégia. A maioria dos lojistas pensa que as datas comemorativas aquecem apenas o comércio de roupas, perfumes e presentes, mas é possível utilizar esses eventos para atrair mais clientes para uma loja de piscinas também.

Adote algumas peças de comunicação simples, como adesivos de vitrine ou de chão, organize displays, banners, bandeirolas. Enfim, você pode criar ambientes para comemorar a chegada do verão, marcar as promoções de inverno e acompanhar as datas comemorativas e feriados importantes, atraindo o olhar e a compra de seus clientes! Outra sugestão é usar datas importantes do seu cliente, como o aniversário dele, para entregar benefícios exclusivos. Dessa forma, ele se sentirá importante e com certeza será fiel a você.

6ª Dica – Participe de feiras e eventos

Participar de feiras e eventos é uma excelente forma de divulgação da empresa, pois aumenta a visibilidade pelo público e a credibilidade no serviço prestado. As feiras permitem interagir diretamente com o consumidor, com uma exposição organizada dos produtos e serviços prestados pela empresa.

7ª Dica – Seja diferente

Esse setor é bastante concorrido, por isso, para atrair mais clientes, você precisa se destacar. Para isso, saiba responder: Qual é o seu diferencial? O atendimento personalizado? A qualidade dos produtos? A variedade das mercadorias? Analise o seu negócio e entenda o que realmente geraria valor para seus clientes. Somente descobrindo essas características é que você vai conseguir fidelizar clientes, diferenciando sua loja e blindando-a contra a concorrência!

O que evitar?

Ali em cima explicamos certinho o que favorecerá a sua loja de piscinas. Porém, é necessário ter um planejamento. Elaborar estratégias e não mantê-las ativa é pior do que não fazer absolutamente nada. Outros erros comuns que observamos são:

  • Desconsiderar o perfil de compra do seu clinte;

  • Deixar de divulgar nos períodos de pouca venda — lembre-se sempre do ditado clássico: “Quem não é visto não é lembrado”;

  • Não verificar resultados;

  • Ignorar a necessidade do consumidor e tentar vender a qualquer custo;

  • Usar as redes sociais como tabloide de vendas.

Não se esqueça de que, ainda que a sua empresa seja conhecida, manter a divulgação é uma maneira de cultivar o relacionamento com os clientes. No mercado atual, as mudanças são muito rápidas e, por isso, as empresas devem verificar permanentemente o que o consumidor está procurando, assim como quais medidas e quais cuidados adotar.

O que você achou do nosso post sobre como atrair novos clientes para sua loja de piscinas? Se você gostou, aproveite para seguir a Montreal Piscinas no Facebook, Youtube e Instagram e acompanhar todas as nossas publicações.