Montreal Piscinas

Blog

7 produtos de piscina que você precisa ter em casa

Existe algo melhor do que reunir amigos e familiares para se refrescarem ao redor da piscina? Acreditamos que não! Por isso, é importante conhecer bem sobre produtos para limpeza de piscinas, garantindo que ela esteja sempre limpa, com água cristalina e prontinha para o uso!

Os equipamentos ajudam muito na manutenção, mas muitos fatores que afetam a qualidade da água estão diretamente ligados aos produtos utilizados. E, como sabemos que uma das maiores dúvidas na hora de cuidar da piscina é saber quais deles comprar, separamos esse conteúdo cheio de recomendações e dicas para manter essa parte da sua casa devidamente cuidada.

Conheça os 7 produtos de piscina indispensáveis para uma piscina bem cuidada

  1. Cloro

Você sabia que, mesmo depois de filtrada, a água continua com alguns micro-organismos? É exatamente por isso que usamos o cloro de piscina. Somente ele é capaz de destruí-los por meio de uma reação química, que os deixa oxidados e inofensivos.

Ele é um elemento sanitizante, eliminando as bactérias e outros microrganismos que contaminam a água e são potencialmente nocivos à saúde, e pode ser líquido, granular ou em pastilha. Então, é essencial consultar um especialista na hora de definir qual o melhor para cada caso.

O cloro deve estar sempre entre 1.0 e 3.0 ppm e sua aplicação deve ser feita à tarde ou à noite. Somente após uma hora da aplicação a piscina estará liberada.

  2. Clarificante

Para deixar a água cristalina, o clarificante deve entrar logo após o cloro. Mas ele também pode ser utilizado sempre que a piscina estiver turva, opaca ou esbranquiçada para decanta-la.

  3. Elevador ou redutor de pH

O pH determina a eficiência do cloro e deve estar entre 7.0 e 7.6. Fora disso, a água apresentará problemas.

Caso esteja abaixo, ela fica corrosiva, podendo irritar os olhos e danificar estruturas metálicas que existem no filtro e na bomba da piscina. Para corrigir é necessário utilizar um produto elevador de pH ‘Barrilha’

acima de 7.6, a água fica turva e obstrui os acessórios e o filtro da piscina sendo necessário o redutor de pH.

Caso os níveis estejam abaixo ou acima, o tratamento pode ser feito na parte da manhã ou à tarde e, para fazer esse controle, é necessário realizar medições por meio de uma fita teste ou um kit teste.

  4. Algicida

Este produto garante uma piscina limpa e livre de matérias inorgânicas. Por mais bem cuidada que ela seja, algumas algas são resistentes à ação do cloro. Por isso, é necessário tratar com algicida, podendo ser usado diariamente ao entardecer. Porém, se a situação for mais grave e as algas já tiverem tomado conta da água, deixando-a esverdeada, o ideal é usar um algicida de choque. Apenas tome cuidado para não utilizar o produto quando o nível do cloro estiver acima de 2 ppm, porque isso poderá manchar a piscina.

  5. Limpa bordas

Já sentiu aquele aspecto oleoso nas bordas da piscina? Isso acontece porque muitos se preocupam em manter a água cristalina, mas deixam as bordas sujas! Para evitar, tenha um limpa bordas, um detergente desenvolvido para limpar as bordas sem comprometer a qualidade da água.

  6. Escovas

Essenciais para realizar a limpeza da oleosidade e do acúmulo de sujeiras. Procure modelos que não danifiquem a estrutura da sua piscina e, caso sua piscina seja de concreto ou de alvenaria, utilize as feitas com aço inox.7 produtos de piscina indispensáveis para uma piscina bem cuidada

  7. Inibidor de metais

Piscinas abastecidas com água de poço ou de regiões no Brasil podem apresentar metais dissolvidos. Alguns metais podem manchar a piscina e, para que isso não aconteça, é necessária uma escovação na área manchada e aplicação do inibidor de metais sobre a superfície da água.

Passo a passo para limpar a área de lazer

Além de entender sobre os produtos, é necessário saber a ordem e a frequência de aplicação de cada um deles. O ideal é contar com um profissional do ramo para a execução dessa tarefa, mas convenhamos que esse conhecimento é ideal para todos, até mesmo para saber se o trabalho está sendo feito da forma correta.

  • A limpeza deve sempre começar pelo deck, passando pela borda da piscina e por fim em seu entorno. Isso deve ser feito com aspirador e pano úmido, sempre da borda para fora.
  • Então, faça-se uma limpeza do skimmer, esvaziando o depósito de sujeira.
  • Em seguida, é hora de passar a peneira em toda a piscina com a ajuda do cabo telescópico.
  • Depois, deve-se escovar as paredes da piscina, mesmo que a sujeira não esteja muito aparente.
  • Agora é hora de aspirar o fundo da piscina e verificar a necessidade de decantador.
  • Por fim, mede-se o pH e a alcalinidade e, dependendo dos resultados, é feito o tratamento químico correto.

Lembre-se, produtos para piscinas são produtos químicos. Por isso, utilize luvas plásticas ou de borrachas, mantenha-os longe dos olhos e nariz, sempre misture o produto na água e não o inverso, conserve-os sempre em sua embalagem original, devidamente fechada em local fresco e arejado, deixe-os fora do alcance de crianças e animais, nunca reutilize a embalagem para outras finalidades e lave-as bem antes de descarta-las e conte sempre com a ajuda de um profissional.

Esses são alguns dos produtos indispensáveis para você ter em casa uma piscina limpa e bem cuidada e, assim, desfrutar tranquilamente dela ao lado da sua família e amigos.

Quer conhecer mais novidades do mundo das piscinas? Então, acompanhe a Montreal nas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.