Clarificante e Floculante: Qual a Diferença entre os Dois?

Clarificante e Floculante: Qual a Diferença entre os Dois?

Antes de mais nada, você provavelmente já deve ter usado um dos dois produtos no processo de limpeza da sua piscina, afinal, o clarificante e o floculante fazem parte da rotina diária de manutenção. Mas pensando bem, você sabe se existe alguma diferença entre os dois?

Clarificante e Floculante são a mesma coisa?

Na verdade, os dois produtos embora tenham nomes diferentes, tem no fim a mesma função, ou seja, aglutinar micropartículas de sujeira da água. Tanto que, em algumas situações, eles podem ser encontrados em um único produto para o tratamento da sua piscina.

A diferença fica no tipo de uso. Quando a água se apresenta sem brilho ou turva por causa de sujidades, é utilizada a dosagem para clarificar. Quando a quantidade de material e sujidades é maior, utiliza-se a dosagem para flocular.

Clarificante

O clarificante, como o próprio nome já diz, serve para clarear a água. Esse processo ocorre devido aos seus reagentes químicos que consistem em aglutinar os resíduos na superfície da água e transformá-los em flóculos, que nada mais é que pequenos flocos de resíduos que se agrupam e, devido a sua densidade, descem para o fundo da água.

Esse é um dos processos mais comuns e eficazes para deixar a sua piscina limpa, pois o conjunto químico do Clarificante e Floculante age diretamente no tratamento da água, principalmente quando ela se encontra turva, opaca ou esbranquiçada.

Desse modo, esse tratamento é fundamental para garantir que a água da sua piscina esteja sempre cristalina e transparente, pronta para o uso.

Como e quando usar o Clarificante e o Floculante?

O Clarificante/ Floculante deverá ser usado pelo menos uma vez por semana ou sempre que necessário. Outra dúvida frequente é em relação à quantidade de uso. Recomendado utilizar de 2 a 4 ml para cada 1.000 litros de água. Porém, não esqueça de sempre consultar o rótulo e conferir as recomendações indicadas baseado no produto utilizado e na volumetria da piscina.

Aplicação

Aplicar o Clarificante e Floculante é mais simples do que se imagina. Veja abaixo o passo a passo:

  • Antes de mais nada, certifique-se que o pH da piscina está ajustado entre 7,2 e 7,6. Se necessário, faça o ajuste.
  • Retrolave o filtro e coloque em funcionamento na posição de ”Filtrar”.
  • Adicione o produto em um balde com a água da própria piscina e misture. Inicie com uma aplicação de 2 a 4ml para cada 1.000L de água.
  • Logo depois, espalhe o produto em toda a superfície da sua piscina.
  • Deixe o filtro em funcionamento na posição ”’Filtrar” por mais 6 a 8 horas.
  • Após a clarificação, aspire a sujeira floculada no fundo da piscina e retrolave o filtro.

IMPORTANTE: No manuseio, use sempre luvas, óculos e botas de borracha. Adicione sempre o produto à água e nunca o contrário.

Produtos

Ficou na dúvida de qual produto utilizar no processo de clarificação ou para qualquer outra etapa do tratamento de sua piscina? Nós podemos te ajudar!

Acesse nosso site e mergulhe no universo Montreal

Deixe nos comentários sua opinião e caso tenha qualquer dúvida, mande para gente. Não esqueça de acompanhar nossas redes sociais.

Abraço!

Imagem de wirestock no Freepik

Compartilhe: