Montreal Piscinas

Blog

Como tratar piscina para o verão? Confira um passo a passo!

O aumento da temperatura não é bom só para os humanos, mas também para muitos micro-organismos, inclusive os nocivos para a nossa saúde. Para evitar esses estraga-prazeres, explicaremos neste post como tratar piscina para o verão.

Criamos um passo a passo bem resumido para que você possa usufruir da sua piscina sem maiores preocupações na companhia da família e dos amigos. É só continuar a leitura para conferir as nossas dicas!

Passo a passo para tratar piscina para o verão

Passo 1: Limpando a água

As recomendações de como preparar piscina para o verão variam um pouco de acordo com a situação. Pode ser que a água esteja esverdeada, coberta de algas, turva ou cheia de resíduos vegetais na superfície. Assim, é importante, antes de tudo, realizar a limpeza dela.

Nesse caso, você deve retirar as sujidades mais grosseiras com o auxílio de uma peneira específica para a remoção de resíduos de piscinas.

Além disso, se você reparar que há uma grande quantidade de sujeiras menores que passam através da rede, aplique o Clarificante Floculante, capaz de aglutinar essas partículas para que elas se decantem no fundo.

Sempre que usar o Floculante, é fundamental analisar o pH antes: ele deve estar entre 7,2 e 7,6 para que seja efetivo. Em seguida, aguarde até que a sujeira decante e realize a aspiração no fundo da piscina.

Simultaneamente, você deve lavar as bordas. Note que os produtos utilizados dependerão do material de que é feita a beirada da sua piscina.

Se for de fibra de vidro, azulejo, granito, pedra mineira ou vinil, é possível aplicar o Limpa Bordas. Sempre usando luvas, aplique o produto em uma esponja porosa e faça a limpeza das bordas da piscina.

Por outro lado, se a superfície for porosa, com é o caso de muitas pedras, pode ser mais apropriado utilizar o Limpa Pedras. A diferença é que ele mantém a textura original do piso feito desse material.

Também escove as paredes da piscina para remover limo ou outras impurezas que tenham se incrustado ali. Após essa etapa, comece a limpeza do sistema de filtragem.

Passo 2: Limpando os filtros e skimmers

Além da limpeza da água em si, é fundamental higienizar os filtros e skimmers.

Os skimmers são pré-filtros do encanamento que leva a água até a motobomba, atuando como barreiras de contenção de impurezas mais grosseiras, como galhos e folhas. Eles devem ser higienizados com frequência, para evitar entupimentos e danos ao encanamento ou à motobomba. Em seguida, vem o pré-filtro da motobomba.

Limpe-o e verifique se ele precisa de substituição ou não. Siga sempre a recomendação do fabricante quanto aos períodos de troca.

Por fim, o mais importante é o filtro propriamente dito, para o qual a motobomba direciona o fluxo da água da piscina.

A propósito — pode parecer meio óbvio, mas não custa lembrar! —, não se esqueça de desligar a motobomba antes de fazer a troca ou higienização dos filtros.

Passo 3: Fazendo a manutenção da motobomba

Quando você limpar os filtros, aproveite para avaliar qual é o estado de conservação da motobomba. Esse equipamento é o principal responsável pela circulação da água na piscina, fazendo-a passar através dos filtros e assegurando a salubridade.

Em outras palavras, é importante que ele esteja em bom estado de conservação. Uma motobomba pode ter uma vida útil de oito anos, dependendo de como é realizada a manutenção e onde ela fica armazenada.

Se esta máquina estiver em ambiente úmido, a tendência é que dure menos. Dessa forma, verifique se há presença de água na casa de máquinas. Isso pode indicar, também, vazamentos ou entupimentos no encanamento da piscina.

Passo 4: Fazendo reparos nos azulejos e nas vedações

Em alguns casos, pode ser que tenha havido algum dano às vedações, à argamassa ou mesmo aos azulejos de sua piscina. O maior problema decorrente disso é principalmente o vazamento, mas lascas de azulejos ou materiais com acabamento comprometido também podem machucar os banhistas.

Para resolver essa situação, é necessário primeiro avaliar a extensão dos danos, se existirem. Em algumas situações, é possível que seja preciso renovar a impermeabilização em alguns pontos, refazer os rejuntes ou trocar azulejos.

Nesse caso, você precisará esvaziar a piscina para conseguir ter uma boa visão do que se passa e fazer o reparo.

Passo 5: Desinfectando a água

Por fim, você deve realizar a desinfecção. O básico da manutenção da qualidade da água em uma piscina é a eliminação das impurezas e o ajuste dos parâmetros.

As impurezas podem ser materiais em suspensão, óleos contidos nos protetores solares, micro-organismos, bactérias, urina, cabelos e outras sujidades que tenham ido parar na água.

Já o ajuste dos parâmetros faz referência ao pH e à alcalinidade da água. No caso de piscinas, queremos que o pH esteja sempre levemente básico (entre 7,2 e 7,6) e a alcalinidade entre 80 e 120 ppm.

Caso a água não esteja balanceada, além de prejudicar a eficiência de produtos químicos, ela poderá se tornar um ambiente favorável à proliferação de micro-organismos.

Para evitar isso, é preciso aplicar as doses adequadas de cloro. Esse elemento controlará a proliferação de fungos e bactérias presentes na água. Por outro lado, pode ser que com a incidência de chuvas ou muito tempo sem tratamento tenha havido a propagação intensiva de algas na superfície.

Caso já haja uma infestação, você deve aplicar o Algicida Choque, que removerá o mau cheiro e o excesso de algas, facilitando também a decantação das partículas em suspensão.

Para prevenir que as algas apareçam, faça o uso semanal do Algicida Manutenção, seguindo as instruções da embalagem. Um cuidado importante é nunca aplicar o produto no mesmo dia que o cloro, pois um pode interferir na eficiência do outro.

Podemos concluir que tratar piscina para o verão envolve tanto limpar a água quanto fazer a manutenção dos equipamentos. Consulte especialistas de sua confiança para a realização de todos esses passos.

Quer saber tudo sobre manutenção de piscinas? Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro: FacebookInstagram e YouTube.