Montreal Piscinas

Blog

Entenda melhor os tipos e para que serve o cloro na piscina

Os produtos clorados estão entre os mais procurados por quem tem piscina em casa e são de extrema importância para garantir a limpeza da água e a manutenção da saúde de quem a utiliza.

Infelizmente, não existe mágica: para manter uma piscina limpa e com a água em plenas condições de uso, é preciso tomar alguns cuidados no dia a dia.

O foco dos produtos clorados está na desinfecção da água que elimina microrganismos e bactérias que podem vir a fazer mal ao corpo humano. Assim, a sua piscina poderá se manter saudável para receber pessoas sem riscos à saúde.

Ainda que o uso do cloro seja bastante conhecido por donos de piscinas, os produtos clorados possuem variações importantes. É essencial para saber qual o melhor para a sua piscina.

Os tipos de produtos clorados

Existem diversos tipos de produtos clorados no mercado, sendo divididos em dois grupos: os não estabilizados e os estabilizados. Entenda a seguir.

  • Não estabilizado ou Inorgânico

O cloro não estabilizado apresenta uma carência de ácido cianúrico em sua composição. Você pode encontrá-lo com os nomes de Hipoclorito de Cálcio (cloro granulado) e Hipoclorito de Sódio (cloro líquido).

O Hipoclorito de Cálcio possui fácil manuseio e armazenagem, ajuda na correção da dureza na água e possui rápida ação. Esse modelo de cloro é mais utilizado em ambientes fechados por conta da sua menor resistência aos raios solares.

Já o Hipoclorito de Sódio, não recomendado para tratamento diário ou frequente da água por ser de difícil manuseio, causar grande irritação na pele e olhos se não respeitado um tempo maior entre aplicação e uso. O melhor é utilizá-lo em situações excepcionais como contaminação da água da piscina por enchentes, piscinas abandonadas, etc.

  • Estabilizado (Orgânico)

O cloro estabilizado é um tipo de cloro que você precisa conhecer, sendo eles: Dicloro e Tricloro. Possuem uma grande vantagem de liberar o ácido cianúrico na dissociação, que é o grande responsável pela estabilização do cloro na água.

O Dicloro é um pó na cor branca que se dissolve rapidamente na água. Ele possui fácil manuseio, baixo consumo e não possui cálcio em sua composição.

Já o Tricloro é vendido na forma de tabletes (pastilhas) que, ao contrário do Dicloro, se dissolve lentamente na água. Por isso é usado em cloradores em linha ou flutuantes.

Os cloradores flutuantes fazem com que uma certa quantidade de água entre pelo interior dos orifícios submersos e dissolvam lentamente os tabletes de cloro, difundindo sua solução por toda a piscina num processo continuamente renovado que a mantém clorada o tempo todo. Já os dosadores são instalados direto na tubulação da piscina, por onde a água passa, com um processo idêntico ao clorador flutuante.

Com o cloro estabilizado a proteção é feita por um período maior, garantindo a segurança dos usuários da piscina. Esse é um material mais indicado para piscinas ao ar livre e aquecidas em função de apresentar maior resistência aos raios solares.

Qual o tipo de cloro ideal para a sua piscina?

Uma vez que você conheça todos os tipos de cloros, a questão passa a estar sobre qual dos produtos clorados é o melhor para a sua piscina. E a verdade é que não há uma resposta padrão.

Conforme mencionamos ao longo do artigo, cada tipo de produto clorado atende uma demanda e uma necessidade. Leve em consideração o tipo de uso da sua piscina, a quantidade de pessoas, a frequência de tratamento, se é coberta ou não, aquecida ou não, etc. Todos estes fatores são importantes para saber o tipo de cloro e teor necessário para manter a piscina segura.

Por último, não deixe de avaliar regularmente os parâmetros de cloro, pH e alcalinidade usando um estojo de testes específico.

Gostou do nosso artigo? Leia outros no nosso site e siga também a Montreal no Facebook e Instagram.