Montreal Piscinas

Blog

Água da piscina turva: o que fazer?

A água da piscina turva não é apenas pouco convidativa, mas também pode fazer mal à saúde ou danificar o sistema de circulação.

Para evitar danos dispendiosos e doenças sérias, você precisa descobrir o que causa a água da piscina turva antes de consertá-la.

Isso porque as soluções variam dependendo de como a água ficou assim em primeiro lugar. Então, vamos começar…

O que gera a água da piscina turva?

A água da piscina fica turva quando acumula um grande número de pequenas partículas.

Essas partículas refletem a luz de fundo — resultando naquela aparência de uma piscina leitosa.

As partículas podem vir de um número variado de fontes. As principais são:

  • fontes humanas: loções para proteção solar, proteínas da pele, óleos corporais, transpiração e fluídos corporais;
  • fontes ambientais: algas, pólen, bolor, poeira e areia fina;
  • fontes químicas: carbonato de cálcio e hipoclorito de cálcio.

Elas são extremamente pequenas, de 0,5 a 5,0 mícrons (a título de comparação, um grão médio de areia é de cerca de 1.000 mícrons!).

Como muitos filtros não conseguem lidar com nada abaixo de 30 mícrons, elas são muito pequenas para serem facilmente capturadas no processo de filtragem.

Quais as razões para as partículas na água?

Assim como existem inúmeras fontes, há várias razões pelas quais essas partículas aparecem repentinamente:

Razões mecânicas

Muitas vezes, sua piscina fica turva simplesmente porque ela não está recebendo filtragem adequada. 

As piscinas precisam de 8 horas de filtragem por dia e, se a bomba não funcionar por tempo suficiente, não será possível filtrar a água adequadamente.

Razões humanas

Após um dia de uso intenso da piscina, a água tende a ficar turva. O motivo é que o cloro está lutando para lidar com todas as partículas vindas dos corpos de quem nadou nela — e isso inclui, especialmente, a urina!

O que acontece é que o cloro reage com tudo isso, tornando a água da piscina turva e gerando aquele cheiro desagradável e característico.

Razões ambientais

Se uma partícula estiver no ar ou no chão em qualquer lugar perto da piscina, seja vinda da Mãe Natureza ou de um canteiro de obras, as chances de que ela caia na água são grandes.

Pólen, poeira e bolor são apenas alguns exemplos. As partículas podem ser muito finas para o sistema da sua piscina conseguir filtrá-las.

Razões químicas

Um desequilíbrio na química da água da piscina, incluindo os níveis de cloro, pH e alcalinidade, também é uma causa comum.

Como tratar a água da piscina turva?

Depois de entender o que causa o aspecto esbranquiçado da água da sua piscina, agora podemos trabalhar em uma solução para isso.

Não é preciso dizer que a água da piscina precisa estar bem tratada em primeiro lugar. Mas, caso o problema ainda aconteça, aqui estão algumas maneiras de tratá-la:

Verifique seu filtro

Se você possui um filtro de cartucho: 

Quando foi a última vez que você limpou o cartucho? Se já faz algum tempo, retire-o e dê uma boa limpada.

Como o filtro do cartucho é feito de camadas de papel, químicos como floculantes ou clarificantes podem entupi-lo. Portanto, esteja preparado para substitui-lo quando usar esses produtos.

Dependendo dos produtos químicos que passam por eles, da intensidade de uso da piscina e da frequência com que são limpos etc, os filtros de cartucho têm uma vida útil média de 1 a 5 anos.

Se seus cartuchos já viram dias melhores, talvez seja a hora de substituí-los.

Se você tem um filtro de areia:

Quando foi a última vez que você lavou o filtro de areia? Se houver algumas semanas ou meses entre as lavagens (dependendo do uso da piscina), você deve limpá-lo novamente.

A regra de ouro é lavar o filtro uma vez a cada quinzena. É preciso lavá-lo até que a água que sai dele esteja limpa e cristalina!

A areia do filtro dura entre 5 e 10 anos. Se você estiver lavando o filtro e ainda perceber água suja saindo dele após 2-3 minutos ou se não houver clareza na água após a limpeza, isso pode significar que está na hora de trocar a areia.

Use um clarificante

Os clarificantes de água da piscina são uma boa solução, embora não possam ser usados ​​com frequência, se você tiver um filtro de cartucho. Como vimos, eles obstruirão a passagem, exigindo a substituição da peça.

Os clarificantes trabalham para coletar as minúsculas partículas que deixam a água da piscina turva e juntá-las, criando fragmentos maiores que seu filtro consiga captar.

Eles funcionam como coagulantes, um termo normalmente utilizado para descrever coágulos sanguíneos. As partículas, por si só, dificilmente serão absorvidas pelo filtro da piscina; então, esses produtos químicos as “coagulam” para que o filtro possa capturá-las.

Use um decantador

Um produto químico chamado decantador (sulfato de alumínio) é uma ótima ideia se você estiver com pressa ou se quiser ver sua piscina limpa rapidamente.

Os decantadores da piscina funcionam reunindo todas as partículas que estão deixando a água turva e enviando-as para o fundo, criando uma enorme nuvem no chão dela.

Ao contrário de um clarificante, esse produto químico não ajudará seu filtro a captar as partículas, porque todas elas ficarão assentadas no fundo. Você, então, deve aspirar a piscina, na posição drenar, para deixá-la limpa.

Tenha sempre em mente que a água da piscina turva pode ser causada por vários fatores. É importante verificar sempre se o seu sistema de filtragem está limpo e funcionando com eficiência. Também é essencial garantir que sua piscina possui cloração consistente e suficiente. 

Gostou do nosso artigo? Então, acompanhe a Montreal pelas suas redes sociais e receba muito mais dicas de como manter sua piscina cristalina! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.