Montreal Piscinas

Blog

Exercícios na piscina: 4 atividades para você praticar e se cuidar

Exercícios na piscina não significam apenas entrar na água e mergulhar algumas vezes. Para se ter benefícios, é preciso escolher aquele que mais combina com você e praticar os movimentos corretamente.

Portanto, confira algumas atividades que você pode realizar em casa!

4 ideias de exercícios na piscina

1. Caminhada e corrida

Caminhar na piscina é uma boa maneira de se aquecer para exercícios mais intensos. Você pode começar devagar e ir aumentando a velocidade aos poucos.

Para correr, tente elevar os joelhos até a altura do quadril.

Você pode correr ou caminhar ficando no mesmo lugar ou dando uma volta pela piscina. O importante é manter o ritmo e se divertir com o exercício.

2. Natação

Um dos exercícios na piscina mais clássicos, a natação é muito benéfica, pois ajuda a emagrecer, a definir os músculos e a melhorar o funcionamento do sistema cardiorrespiratório.

Se você nunca soube nadar, procure fazer aulas. Pode ser na piscina de casa com um instrutor ou em uma escola.

3. Ginástica com espaguetes

Os espaguetes de piscina, usados por muitos como boias, podem ajudar você na hora de se exercitar. Aliás, eles são úteis para fortalecer braços, pernas e até mesmo abdômen.

Com uma variedade de exercícios, você torna seu treino mais dinâmico.Veja algumas dicas:

  • braços: mantenha os braços dentro da água e movimente o espaguete para cima e para baixo. Procure manter os braços próximos ao corpo;
  • pernas: utilize o espaguete como uma boia, segurando-o junto ao quadril. Apoie-se nele para fazer movimentos de tesoura com as pernas;
  • abdômen: continue com o espaguete na altura do quadril. Levante as pernas juntas, até alcançar um ângulo de 90 graus. Levante e abaixe as pernas para treinar o abdômen e as coxas ao mesmo tempo.

4. Hidroginástica

Um exercício muitas vezes associado às grávidas e aos idosos, a hidroginástica traz vantagens para todos. As aulas são divertidas e variadas, com músicas animadas ao fundo. Os exercícios localizados são feitos com a ajuda de espaguetes e outros acessórios. Vale a pena experimentar!

Exercícios na piscina

6 benefícios dos exercícios na piscina para sua saúde

Praticar exercícios físicos sempre traz vantagens. Porém, fazê-los na água oferece benefícios particulares, que tornam essas atividades ainda melhores.

Confira abaixo alguns motivos para usar sua piscina para se exercitar.

1. Menos riscos de lesões

Quando fazemos exercícios na piscina, o peso do corpo muda. A água acaba sustentando uma boa parte desse peso, tirando-o das nossas articulações.

Por isso, fazer exercícios físicos na piscina diminui o risco de lesões. O peso em seus joelhos, pés e costas, por exemplo, é bem menor.

2. Fortalecimento dos músculos

Por causa da resistência da água, os exercícios na piscina estimulam o fortalecimento dos músculos. Então, quem nunca fez musculação ou outra atividade que aumente a musculatura pode começar a treinar na piscina.

3. Aumento da capacidade pulmonar

Estar dentro da água é uma forma de exercitar os pulmões. Por isso, caminhar ou nadar na piscina é uma maneira de aumentar a capacidade pulmonar.

Com esse treino, sua resistência aumenta e praticar exercícios em qualquer ambiente se torna cada vez mais fácil. Além disso, com a capacidade pulmonar melhorada, diminuem os riscos de desenvolvimento de doenças respiratórias.

4. Acelera o metabolismo

Exercícios na piscina são muito utilizados por pessoas em recuperação.Sejam doenças ou lesões, se exercitar na água é uma maneira de se recuperar mais rápido e sem dor.

Os exercícios dentro da água aceleram o metabolismo e, assim, melhoram todo o funcionamento do corpo. Desde a circulação sanguínea mais eficiente até uma cicatrização mais rápida, todas as funções são otimizadas.

5. Emagrecimento

Com o metabolismo acelerado, seu corpo começa a queimar calorias com mais facilidade. Isso significa que os exercícios na piscina emagrecem mais. Aliás, uma hora de atividades simples de ginástica com espaguetes pode queimar mais de 400 calorias!

6. Melhora do sono

Você já percebeu como dorme bem depois de um dia na piscina? Isso porque a atividade física na água cansa o corpo e relaxa a mente. Assim, quando chega a hora de dormir, a qualidade do sono é muito melhor. E dormindo bem, você fica menos estressado, mais bem-humorado e mais produtivo.

5 cuidados ao praticar exercícios na piscina

Praticar exercícios na piscina traz muitos benefícios para sua saúde. Porém, é preciso alguns cuidados.

Confira abaixo nossas dicas.

1. Use protetor solar

Geralmente, ficar na piscina significa estar exposto ao sol. Use sempre protetor solar, esperando seu tempo para agir antes de entrar na água. Se precisar sair e depois voltar, reaplique o produto.

2. Alongue-se

Exercícios na piscina diminuem os riscos de lesões, mas não os eliminam por completo. Portanto, alongue-se antes de começar e depois de terminar.

Desta forma, você protege seu corpo e se exercita melhor.

3. Fique no raso

Estar com a água apenas um pouco acima da cintura é o ideal. Desse modo, seus pés tocam no chão e você mantém o equilíbrio. Isso também garante um bom suporte para os seus músculos inferiores.

4. Respeite seus limites

Todos temos nossa resistência e nossos limites. A superação deles é difícil e deve ser feita muito devagar e com segurança. Sempre preze pelo seu bem-estar e se cuide. Você pode se superar quando estiver mais forte.

5. Beba água

Não é porque você está na piscina que não pode se desidratar. Por isso, beba muita água. Assim, terá energia e disposição para se exercitar por mais tempo.

Gostou dessas dicas? Então, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais!