Montreal Piscinas

Blog

A importância de limpar piscina diariamente no verão

O verão finalmente bate à nossa porta! A estação mais amada pelos brasileiros está chegando e, com ela, muito calor, sol e promessas de bons momentos entre a família e os amigos. E tem melhor lugar para isso do que a piscina?

Nadar é o que todos mais querem quando o calor chega. À medida que a temperatura aumenta, o mesmo acontece com a nossa vontade de vestir nossas roupas de banho e pular na água.

A água limpinha da piscina é uma das coisas mais atraentes no verão. No entanto, para que ela permaneça assim, cristalina — mesmo durante os dias mais pesados de uso —, investir em uma manutenção adequada é fundamental.

Então, por que limpar piscina diariamente é importante no verão? Abaixo, vamos explicar as particularidades que a estação traz quando se trata de limpar piscina e por que você deve higienizar a sua todos os dias durante os meses mais quentes do ano!

Por que limpar piscina diariamente no verão?

Uma piscina em casa é garantia de diversão. Em um dia quente de verão, não há nada mais refrescante do que dar um mergulho. Ela também serve como um local de encontro — é um ótimo lugar para uma festa, por exemplo. Você pode convidar a família e os amigos. 

Mas, como quase tudo na vida, garantir a diversão exige um pouco de trabalho. Limpar piscina não precisa ser uma tarefa difícil, mas significa tirar um tempo todos os dias, especialmente no verão, para trabalhar um pouco em sua manutenção.

Uma piscina pode ser um terreno fértil para algas, insetos e pequenos animais. Se você parar de limpar, poderá descobrir em menos tempo do que esperava que ela se transformou em uma lagoa, com aquela cor verde característica. A partir daí, pode ser caro e demorado recuperá-la.

A situação se agrava durante o verão, quando a piscina é ainda mais utilizada. Corpos lambuzados de protetor solar, suor e outros produtos podem piorar a condição da água.

Outro motivo para limpar piscina diariamente no verão é a vida útil dela. Se você garante a manutenção regularmente, não deve encontrar muitos problemas.

Uma piscina bem conservada pode durar anos com apenas pequenos reparos. Por outro lado, se você deixar de levar o cronograma de manutenção a sério ou não limpar por um tempo, poderá ter problemas.

Como limpar piscina diariamente no verão?

Partes diferentes da sua piscina exigem cuidados distintos. Aqui está um resumo de alguns tipos comuns de manutenção da água e os motivos pelos quais eles são tão importantes para a saúde e a longevidade dela!

Garantir a qualidade da água com o cloro

Para garantir uma boa qualidade da água durante o verão, o uso do cloro é essencial. 

O cloro é utilizado para matar bactérias e outros organismos nocivos. Quando dissolvido na água, atua como bactericida, fungicida, germicida e algicida.

Durante o verão, é importante que o cloro seja derramado todos os dias, ao fim do período de uso da piscina. Isso permite que o produto aja no intervalo em que ela não é utilizada. Ele pode vir em comprimidos, pó ou líquido.

Para um controle mais preciso, o cloro em pó é o mais indicado, pois é possível aplicar com exatidão as quantidades necessárias para cada caso.

Em geral, uma piscina deve conter entre uma e três partes por milhão (ppm) de cloro. Para calcular a quantidade necessária para atingir essa proporção, você deve considerar o número total de litros de água que ela tem. Isso pode ser feito determinando o volume da piscina e convertendo esse número em galões.

Retirar os detritos da água

Pequenos galhos, folhas ou insetos podem entrar na água. Sempre use um skimmer — aquela coadeira grande, usada para catar detritos — para remover qualquer resíduo. Durante o verão, é importante fazer isso todos os dias pela manhã antes que a piscina seja usada.

A limpeza dos detritos ajuda a aumentar a circulação da água e reduzir o número de produtos químicos necessários.

O skimmer deve ser limpo regularmente para manter seu bom funcionamento. Além dele, o filtro tem a função de aspirar e filtrar sujeiras maiores que não tenham sido captadas, evitando que esses elementos estranhos prejudiquem o funcionamento da bomba.

O filtro não precisa ser limpo diariamente, mas deve passar por manutenção ao menos uma vez no mês ou a cada 15 dias.

Verificar os níveis químicos da água

A melhor coisa a se fazer para a água é verificar o nível de pH e o nível de alcalinidade. Cheque se o pH está entre 7,2 e 7,6  e a alcalinidade entre 80 e 120 ppm.

O cloro pode perder sua eficácia se os níveis de pH e alcalinidade estiverem desajustados. Você não quer que sua família e amigos sofram irritações na pele ou nos olhos, certo?

Se o equilíbrio do pH estiver maior ou menor que a faixa de segurança, você precisará de um redutor ou elevador para equilibrar os níveis. Normalmente, a Barrilha pH+ ajuda a aumentar e o Redutor de pH contribui para diminuir. 

Quanto à alcalinidade, quando estiver abaixo de 80 ppm, use o pH Estável; se estiver acima de 120 ppm, use o Redutor de pH e Alcalinidade.

Sempre que ajustar o pH, é importante ficar atento ao impacto na alcalinidade, uma vez que alguns produtos geram alterações nos dois parâmetros.

Limpar piscina é muito importante para a vida útil dela e para a saúde de quem a utiliza. Portanto, certifique-se de tirar um tempinho todos os dias no verão para garantir que a água continue saudável.

Gostou do nosso artigo? Quer ficar por dentro de muito mais dicas sobre como manter sua piscina cristalina? Então, acompanhe a Montreal nas redes sociais para conferir todas as novidades: Facebook, Instagram e YouTube.