Montreal Piscinas

Blog

Deck molhado: conheça essa tendência

Provavelmente, quem quer aproveitar os benefícios de ter uma piscina também deseja contar com um belo entorno para desfrutar dos dias ensolarados. Mas bem sabemos que o sol, especialmente durante o verão, pode castigar. Em momentos assim, a melhor alternativa é mergulhar para se refrescar, certo?

E se você pudesse curtir o sol e a água ao mesmo tempo? É exatamente isso que o deck molhado propõe. Conheça essa tendência que conquista proprietários de piscinas por todo o Brasil!

O que é um deck molhado

Basicamente, o deck molhado é uma plataforma elevada e rasa dentro da piscina, que pode medir de 10 a 30 cm de profundidade. Costuma ser usado por famílias com crianças pequenas para brincar ou por adultos que querem se bronzear.

A ideia é relaxar na água e pegar um sol sem a necessidade de flutuar ou nadar. Inclusive, muitos colocam espreguiçadeiras nessa área, em vez de usar boias nas partes mais fundas.

Os decks molhados podem ser feitos nos mesmos materiais utilizados para a construção de piscinas:

  • concreto: permite criar bordas de diferentes tamanhos e formatos. No entanto, forma uma superfície áspera, que pode causar arranhões no momento de sentar;
  • fibra: consegue ser lisa e antiderrapante ao mesmo tempo. Contudo, oferece poucas possibilidades de personalização, se comparada às demais opções;
  • vinil: é a alternativa mais econômica. Por outro lado, é bastante frágil, o que a torna desaconselhável para quem tem crianças e animais ou pretende adicionar espreguiçadeiras no espaço.

Quem já tem uma piscina pronta deve consultar o responsável pela construção dela sobre o tamanho, a profundidade e os recursos que funcionarão na eventual inclusão de um deck molhado. Falaremos mais sobre isso adiante.

O que considerar antes de adquirir um

Se você pensa em adicionar um deck molhado à sua piscina, é importante saber que os gastos podem variar. Embora ele seja muito simples em termos de design e não tenha um custo tão elevado, adicionar recursos extras — como jatos d’água, luzes e mesas — tende a aumentar o valor do projeto.

Também vale a pena ressaltar que, muitas vezes, pode ser mais econômico adicionar um deck molhado ao projeto de uma nova piscina e construí-la do zero do que adaptá-lo a uma piscina existente. Dependendo do modelo, o custo pode ser maior e a conclusão do projeto é mais demorada.

Além disso, é importante observar que adicionar um deck molhado a uma piscina existente nem sempre é viável. Embora as bordas possam atender à maioria dos formatos e tamanhos, a piscina ainda deve oferecer espaço suficiente para essa adição.

Se sua piscina for pequena, um deck molhado poderá ocupar um espaço valioso para a natação. Mesmo assim, ainda pode ser uma ótima opção, especialmente se você planeja passar mais tempo descansando do que nadando.

A escolha ideal depende de aspectos como desejos, orçamento, requisitos e restrições de espaços específicos.

Deck molhado

Como projetar a inclusão de deck molhado

A adição de qualquer novo componente à sua piscina exige a avaliação de diversos fatores. E, no caso do deck molhado, o mais importante é o tamanho.

Selecione um tamanho acima do número de pessoas que você espera que usem o espaço com frequência. A maioria dos proprietários opta um deck molhado com pouco mais de 2 m², o que lhes dá área extra, mesmo quando recebem visitas.

A profundidade é outro fator a ser considerado, uma vez que é preciso ter água suficiente para mergulhar os pés durante o banho de sol.

Além disso, existem três tipos principais de deck molhado:

  1. borda aberta: alguns decks molhados estão inseridos na própria piscina. Geralmente, são grandes o suficiente para acomodar várias pessoas ou algumas espreguiçadeiras. É uma ótima configuração para adultos que querem sentar na água enquanto se bronzeiam e depois deslizar para uma parte mais profunda para nadar;
  2. borda fechada: é, basicamente, uma piscina rasa separada do restante por um muro baixo, como uma banheira de hidromassagem anexa. A água é compartilhada por meio de vertedouros. Essa configuração é ideal para famílias com crianças pequenas, porque a barreira entre o deck molhado e o resto da piscina deve impedir que elas nadem para o fundo. Algumas pessoas optam por adicionar recursos de água, como fontes ou jatos, para transformar o espaço em um ponto de destaque quando não está em uso;
  3. borda inclinada: as bordas também podem ser inclinadas, quando começam rasas e ficam fundas. Esse tipo é popularmente conhecido como entrada de praia.

Como decorar um deck molhado

Quando se trata do design específico de um deck molhado, as opções são incrivelmente variadas. Ele pode ser projetado para se ajustar à maioria dos formatos e tamanhos de piscinas.

Além disso, os decks molhados podem ser planejados para combinar com o fundo ou as laterais da piscina ou se destacar com o seu próprio design.

Também há vários recursos que podem ser adicionados para proporcionar mais funcionalidade e luxo. Por exemplo, muitas pessoas optam por adicionar recursos como jatos d’água, fontes e cascatas. Nos últimos anos, surgiram pequenas mesas, descansos para bebidas e guarda-sóis. Alguns até adicionam iluminação ao longo do deck para uso noturno.

Resumidamente, é possível personalizar de acordo com as suas preferências.

Não há como negar as vantagens de um deck molhado. Ao tomar a decisão de adquirir esse recurso, avalie como ele se encaixará no seu perfil e nas preferências de sua família. Se vocês gostam de se bronzear, adicionar um desses à sua piscina é a decisão certa, pois permitirá que aproveitem melhor o tempo de exposição ao sol.

Gostou de conhecer essa tendência do design de piscinas? Então, acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de dicas para ter uma área de lazer impecável: Facebook, Instagram e YouTube.