Montreal Piscinas

Blog

Guia completo da iluminação para piscina

Um projeto bem elaborado de iluminação para piscina é sinônimo de beleza e segurança para a área externa. Afinal, nada melhor do que organizar um jantar com a família e os amigos e promover diversas brincadeiras na água, não é mesmo?

Para isso, a iluminação de piscina deve ser pensada com carinho e atenção. Aqui, cada detalhe importa! Confira algumas dicas essenciais para não errar no seu projeto:

Elabore um projeto de iluminação para piscina

Se você pensa em construir uma área de lazer com piscina para complementar a sua casa, saiba que jamais pode deixar de lado a iluminação do seu projeto. Especialmente se pretende investir em luzes subaquáticas, pois é preciso contar com espaços e instalações elétricas específicos para essa finalidade.

Caso você já tenha uma piscina, não se preocupe! Também é possível realizar um projeto de iluminação, já que existem algumas opções que podem ser instaladas mesmo quando ela está pronta.

Considere o material e a cor da piscina

Existem diversos projetos de iluminação para piscina que são adequados para construções de alvenaria, fibra e vinil. Por isso, ter atenção com o material e a tonalidade da sua é fundamental para escolher o melhor tipo de luz.

Por exemplo, se a sua piscina tiver uma cor mais clara, a iluminação terá um efeito muito mais suave. Do contrário, se a tonalidade for mais escura, você precisará investir em mais pontos de luz para reforçar o seu brilho.

Identifique os pontos que precisam ser iluminados

Ao investir em um projeto de iluminação para piscina, é importante pensar em beleza e, principalmente, segurança.

Imagine que você tem um amigo que decidiu tomar um banho noturno pela primeira vez na sua casa: ele precisa enxergar bem as curvas e os cantos para evitar acidentes, certo? Portanto, é fundamental que esses locais sejam iluminados, bem como escadas, degraus e pontos de inclinação para a profundidade.

Outro fator a ser considerado é que a luz não pode ofuscar a visão dos banhistas — por isso, ela precisa ser otimizada para evitar desconfortos e até mesmo acidentes.

Conheça as diferentes opções de iluminação para piscina

Existem diversos tipos de iluminação para piscina. Vamos apresentar quais são os principais para você se inspirar:

Fibra óptica

A fibra óptica é uma alternativa moderna e segura de iluminação de piscina. Você pode escolher utilizar uma luz subaquática por fachos, pontos específicos e perimetrais (aqueles que percorrem toda a borda). Ela ainda está disponível em diversos tamanhos e cores.

Refletores

Os refletores podem ser utilizados em qualquer tipo de piscina, iluminando a água com alguns fachos de luz, normalmente brancos. Nesse caso, você também tem diversas opções para escolher.

Ainda existem os refletores flutuantes, ideais para quem já tem uma piscina pronta e quer evitar reformas por conta de um projeto novo de iluminação.

Eles funcionam por um controle remoto (no qual há a opção de ajustar as cores e a intensidade) e uma bateria (que dura, em média, 12 horas).

Iluminação subaquática de LED

Não é nenhuma novidade que o LED é uma tecnologia econômica e sustentável, certo? Por isso, apostar nesse tipo de iluminação para piscina é uma opção bem interessante.

O projeto inicial até pode ser mais caro, se comparado a outras alternativas. No entanto, a iluminação por LED não exige quase nenhuma manutenção.

Dessa maneira, o custo-benefício se torna bem interessante e você garante uma iluminação completa e elegante.

Iluminação externa

Além de pensar na iluminação interna da piscina, é fundamental elaborar um projeto com luzes externas para tornar a área de lazer mais sofisticada.

Valorize os detalhes do projeto arquitetônico do seu ambiente criando um espaço mais atrativo com a utilização de móveis para área externa, plantas e estátuas.

iluminação-de-piscina

Leia os manuais de instruções dos produtos

Normalmente, as regras para instalar uma boa iluminação são as mesmas para todos os produtos. Entretanto, é fundamental reservar um tempo para ler os manuais de instruções e compreender bem aqueles que farão parte do seu projeto de iluminação de piscina. Dessa maneira, você se sentirá mais seguro.

Conte com a ajuda de profissionais

É essencial contar com a ajuda de profissionais especializados para desenvolver o melhor projeto de iluminação para a sua piscina. Isso porque eles são capazes de avaliar a realidade do ambiente, compreender quais são as suas necessidades e, por fim, indicar as soluções mais adequadas.

Além disso, os profissionais entendem muito sobre segurança e certamente podem fornecer informações específicas a respeito de cada tipo de luz.

Por exemplo, eles vão considerar como item obrigatório a instalação de um dispositivo diferencial residual (DR), que é capaz de interromper a energia em caso de choques.

Tome cuidado no momento da instalação

É importante encontrar profissionais qualificados para fazer a instalação para você. Seu papel será acompanhar o andamento do serviço enquanto deixa tudo na mão de pessoas que têm experiência no assunto.

Durante a execução do projeto da sua piscina, lembre-se de avaliar com calma qual é a vida útil do sistema elétrico e a garantia que o fornecedor oferece. Só assim é possível evitar imprevistos.

Faça a manutenção

Depois da instalação de um projeto lindo e funcional de iluminação, é preciso ficar de olho na necessidade de manutenção. Investir em cuidados periódicos é ter a certeza de que a sua piscina estará sempre bonita e segura, evitando gastos desnecessários.

Escolher um bom projeto de iluminação para piscina é ter a garantia de criar ótimos momentos com a sua família e os seus amigos. Afinal, as festas na piscina e brincadeiras noturnas dentro da água estão garantidas! Para isso, basta seguir nossas dicas e contratar profissionais de confiança.

Agora que você conferiu o nosso guia completo de iluminação para piscina, que tal acompanhar o nosso trabalho nas redes sociais? Curta a nossa página no Facebook, siga-nos no Instagram e inscreva-se em nosso canal no YouTube!