Montreal Piscinas

Blog

Brincadeiras na piscina: 5 alternativas para o verão

O verão é uma época em que os pequenos estão de férias escolares. E é preciso ter muita criatividade para mantê-los ocupados, certo? Por isso, nada melhor do que conhecer algumas brincadeiras na piscina para organizar uma tarde incrível para o seu filho e também para os seus amiguinhos e vizinhos.

Aliás, brincar na água é uma atividade quase unânime entre as crianças. Ainda mais quando o calor toma conta. Dificilmente encontramos uma que não queira participar de uma tarde divertida e refrescante, não é mesmo?

Então, confira algumas ideias de brincadeiras na piscina para entreter os pequenos! Basta escolher a mais atrativa, reunir os materiais necessários e chamar a criançada para a diversão. Vamos lá?

1. Marco Polo

O que você vai precisar

Mais de uma criança brincando dentro da piscina.

Como brincar

Uma criança é escolhida para ser a pegadora. Ela deve ficar no meio da piscina com os olhos vendados e contar até dez enquanto as demais se espalham. Logo que ela termina a contagem, precisa localizar os seus amigos.

Ela grita “marco!” e os amigos respondem “polo!”. Assim, ela precisa se guiar pela voz deles e capturar um, que será o novo pegador. Não vale sair da piscina e nem mergulhar!

Variação

Quando a criança alcançar o colega, ele precisa dizer “polo” e ela deve adivinhar quem é. Somente se acertar ela deixa o posto do pegador.

2. Competições de natação

O que você vai precisar

Diversos brinquedos para piscina.

Como brincar

As competições de natação são sempre ótimas brincadeiras e podem ter algumas variações. Veja uma delas: crie um percurso contendo obstáculos para as crianças driblarem enquanto atravessam a piscina nadando. Vence quem finalizar a atividade em primeiro lugar.

Inicie com poucos desafios e aumente gradativamente. Por exemplo, jogar a bola três vezes para o alto, driblar um espaguete, passar pelo escorregador inflável, mergulhar por dois segundos, ficar em pé em uma boia e furar um balão.

3. Bola musical

O que você vai precisar

Bola e aparelho de som.

Como brincar

A bola musical é uma das brincadeiras na piscina que são semelhantes à dança das cadeiras.

As crianças formam um círculo, onde devem passar a bola o mais rápido possível, enquanto um adulto fica do lado de fora controlando o som.

Quando a música parar de tocar, quem ficou com a bola na mão sai da piscina. A dinâmica deve se repetir até que fique somente um jogador, que vence a brincadeira.

4. Caça ao tesouro

O que você vai precisar

Objetos que afundem na água. No entanto, que não sejam tão pesados, para que as crianças possam pegá-los.

Como brincar

Escolha itens que afundem na piscina e os jogue dentro da água. Eles serão os tesouros. As crianças devem estar do lado de fora com os olhos fechados para não localizá-los imediatamente.

Ao escutarem o sinal, elas devem mergulhar para capturar o máximo de objetos. Quem conseguir pegar mais, vence.

Variação

Em vez de brinquedos, podem ser jogadas moedas. Ao final, elas são somadas e vence quem conseguir a maior quantia.

brincadeirasnapiscina

5. Elefante colorido

O que você vai precisar

Mais de uma criança brincando na piscina.

Como brincar

Uma das mais divertidas brincadeiras na piscina — que pode ser realizada com crianças e adultos — é o elefante colorido.

Todos os participantes se reúnem de um lado da piscina e escolhem um pegador para ficar no meio. Então, gritam: “elefante colorido, podemos passar?”. Ele responde: “só se tiver uma cor”. Os demais retornam: “que cor?”.

E o pegador escolhe uma. Quem a tiver na sua roupa de banho pode atravessar a piscina sem nenhum problema. Os demais precisam passar sem serem pegos. Quem for tocado pelo pegador deve assumir o seu lugar, e aí a brincadeira recomeça.

Bônus: dicas de segurança para brincadeiras na piscina

Falando em brincadeiras na piscina, não podemos deixar de ressaltar a importância de garantir toda a segurança para os pequenos. Veja algumas dicas:

Conte com a supervisão de um adulto

É essencial ter um adulto para supervisionar todas as atividades durante o período em que as crianças estiverem na piscina.

Caso a turma seja realmente grande ou a ideia seja fazer uma festa na piscina, você pode até contratar monitores ou salva-vidas que fiquem de olho nas crianças durante a diversão!

Ofereça boias para os pequenos

Muitas brincadeiras na piscina exigem que as crianças saibam nadar. Para as que não sabem, é recomendável o uso de boias, pois esses produtos oferecem segurança e diversão.

Preste atenção no piso

Se você não tem um bom piso antiderrapante ao redor da piscina, invista em acessórios próprios para essa finalidade, como tapetes emborrachados. Assim, é possível evitar que uma criança saia correndo e acabe escorregando.

Passe protetor solar em todas as crianças

O uso de protetor solar é altamente recomendável. Além disso, providencie toldos e outros materiais que façam sombra, caso as crianças fiquem expostas no horário das 10 às 16 horas — período em que os raios solares são mais perigosos.

Tenha cuidado com a sucção de cabelos e outros acidentes que podem acontecer

Outro detalhe muito importante que precisamos ressaltar é a necessidade de ter um bom sistema antiaprisionamento e bocal de aspiração com fechamento automático na piscina. Dessa maneira, você evita a sucção de cabelos e outros acidentes que podem acontecer.

Invista em uma boa limpeza e na conservação da sua piscina

Por fim, a piscina precisa estar limpa e conservada para receber os pequenos, combinado? Só assim ela será capaz de preservar a saúde e a segurança deles.

Investir em diversas brincadeiras na piscina é sinônimo de manter as crianças entretidas com muita criatividade. Dessa forma, elas aproveitam o melhor do verão rodeadas de amigos e familiares, além de se refrescarem durante a estação mais quente do ano.

E aí? Pronto para convidar a turma para brincar na sua piscina? Se você gostou do nosso conteúdo, aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais. Assim, outros pais também têm a oportunidade de promover essas atividades em casa!