Montreal Piscinas

Blog

Piscina de alvenaria: vantagens e desvantagens

Você decidiu construir uma piscina no quintal de casa? Ótimo! Agora, é só contratar um empreiteiro e começar a obra, certo? Bem, mais ou menos.

Uma piscina não é apenas um buraco cheio de água no seu terreno. Para que ela ofereça momentos de lazer para sua família, é preciso antes entender como e do que será feita.

Basicamente, existem três tipos de materiais principais para construir uma piscina: vinil, fibra de vidro e alvenaria. Já falamos tudo o que você precisa saber sobre os dois primeiros aqui no blog.

Agora, vamos dar uma atenção especial à piscina de alvenaria, de modo que você possa tomar uma decisão informada sobre o assunto.

É só continuar a leitura!

O que é uma piscina de alvenaria?

Uma piscina de alvenaria é aquela que tem o cimento como componente principal.

Para construir, a equipe responsável escava um buraco e monta uma estrutura similar a uma grade, composta por hastes de aço, que também são conhecidas como vergalhões. Essa estrutura é preenchida com uma mistura de concreto e depois é revestida com azulejos.

As piscinas de alvenaria eram muito populares no passado, quando as opções de fibra de vidro e vinil ainda eram pouco conhecidas. Apesar de terem suas vantagens, como mais durabilidade e resistência, elas exigem um trabalho maior durante sua instalação e podem ser mais caras, como mostraremos a seguir.

Quais são as vantagens da piscina de alvenaria?

Como já adiantamos, a piscina de alvenaria tem suas vantagens e desvantagens. Em resumo, ela oferece benefícios significativos em termos de aparência. Veja a seguir.

Facilidade de customização

A principal vantagem das piscinas de alvenaria é que elas são altamente personalizáveis. Portanto, oferecem a oportunidade de customizar o tamanho, a forma ou qualquer outro recurso, como os decks molhados.

Alta durabilidade

Piscinas de alvenaria também são muito duráveis, como as de fibra de vidro. Você não precisa temer que objetos pontiagudos danifiquem a estrutura dela, o que é uma fraqueza dos revestimentos de vinil.

Boa aparência

As piscinas de alvenaria também possuem uma ótima aparência. Talvez “bonito” não seja o primeiro adjetivo que vem à mente, mas o concreto e o azulejo têm um ar clássico.

Você não precisa se preocupar com a formação de bolhas ou a separação de um revestimento e, se conduzir a manutenção da piscina corretamente, poderá evitar manchas e algas.

Piscina de alvenaria

Quais são as desvantagens da piscina de alvenaria?

Por outro lado, manter a boa aparência de uma piscina de alvenaria exige muito tempo, dinheiro e esforço. Analisaremos todos esses aspectos com mais calma abaixo.

Processo de construção longo

A construção de uma piscina de alvenaria exige tempo. O processo de cura, uma das etapas da obra, leva quase um mês. E esse é apenas um passo.Ao contrário das piscinas de vinil e fibra de vidro, que podem ser concluídas em algumas semanas, as de alvenaria precisam de três a seis meses para serem instaladas.

Alta manutenção

O custo da vida útil (ou seja, gasto com acompanhamento e manutenção) é maior para as piscinas de alvenaria do que para as de vinil e fibra de vidro.

Piscinas de alvenaria requerem muita manutenção prática. A natureza porosa do concreto significa que ele abriga facilmente as algas, que deixam a água verde.

Uma vez incorporadas à superfície da piscina, as algas se tornam difíceis de remover, embora isso seja possível com o uso de produtos químicos de qualidade.

Custos significativos

Por se tratar de um projeto mais elaborado e demorado, as piscinas de alvenaria são mais caras para instalar do que as de vinil e fibra de vidro. Além disso, o custo de manutenção pode ser maior, como vimos no tópico acima.

Qual é o valor de uma piscina de alvenaria?

Apesar de ser a mais durável, a piscina de alvenaria também é a mais cara, se comparada às opções de vinil e fibra de vidro. Isso acontece porque sua estrutura precisa ser mais reforçada para receber o concreto.

Naturalmente, o preço pode variar, dependendo da região onde você reside, das características do projeto e dos acessórios para piscina que deseja colocar.

Como uma piscina de alvenaria é feita?

A concha de uma piscina de alvenaria pode ser construída por meio de duas misturas: concreto projetado (molhada) ou gunita (seca).

Ambas produzem o mesmo resultado ao formar uma carcaça de concreto e não oferecem diferenças significativas.

Uma vez que o concreto tenha sido pulverizado, é necessário algum tempo para solidificar e endurecer, de modo a atingir todo o seu potencial. Esse processo geralmente leva de oito a 20 dias.

O acabamento mais popular é o azulejo, mas também podem ser usadas pastilhas produzidas em porcelana e vidro.

Como limpar piscina de alvenaria?

A manutenção da piscina de alvenaria não é muito diferente das demais, mas pode exigir um pouco mais de atenção para que os azulejos permaneçam bonitos.

Ter os produtos para limpar piscina certos e saber as quantidades adequadas tende a fazer uma grande diferença no tempo que ela vai durar.

Além disso, é preciso limpar o filtro regularmente, pois o motor corre o risco de queimar se ficar muito entupido.

No caso da piscina de alvenaria, é possível esvaziar o reservatório para que os azulejos possam ser devidamente limpos.

Inclusive, é recomendado que a piscina de alvenaria seja esvaziada de tempos em tempos. Diferentemente das opções em vinil e fibra de vidro, que devem permanecer “molhadas” para que não corram risco de rasgar ou rachar.

Agora que você sabe mais sobre a piscina de alvenaria, acompanhe as nossas redes sociais e receba outras dicas como essas: Facebook, Instagram e YouTube. Assim, poderá oferecer o máximo de lazer para familiares e amigos!