Montreal Piscinas

Blog

Piscineiro: conheça esse importante profissional

Quando alguém compra uma piscina, pode começar a cuidar dela por conta própria e, com o tempo, gostar de fazer essa manutenção. Porém, às vezes essa tarefa fica cansativa ou difícil. Nesses casos, é possível buscar a ajuda de um profissional como o piscineiro.

Seja para fazer uma manutenção regular ou para uma ajuda esporádica, contratar um piscineiro pode ser uma boa opção para deixar a piscina da sua casa em dia para receber amigos e familiares para um mergulho refrescante.

Saiba mais!

Quais são as vantagens de contratar um piscineiro?

Contratar um piscineiro pode parecer desnecessário. Afinal, você mesmo pode limpar e fazer a manutenção da sua piscina. No entanto, ter esse auxílio extra pode trazer muitos benefícios. Por exemplo:

Ajuda profissional

Muitas pessoas que têm uma piscina conseguem lidar com a manutenção tranquilamente. Até que um problema maior acontece. Por exemplo, o surgimento de um fungo ou uma bactéria, ou mesmo uma dose errada de um produto químico.

Não saber como cuidar desses problemas é comum, e é por isso que os profissionais existem.

Um piscineiro sabe como dosar corretamente produtos químicos e não se prejudicar no processo. Enquanto você pode acabar colocando a saúde em risco, ele entende como manuseá-los. Inclusive, também sabe reconhecer as melhores opções do mercado.

Uma piscina sempre limpa

Quantas vezes você quis tomar um banho de piscina, mas não quis limpá-la antes e teve que desistir? A manutenção pode se tornar um empecilho e impedi-lo de aproveitar da melhor maneira possível.

Muitas vezes, você quer nadar no fim da tarde ou chamar os amigos para uma festa. Mas ter que limpar a piscina antes consome seu tempo e acaba com a animação.

Ter um piscineiro contribui para que essa manutenção esteja sempre em dia. Ou seja, garante que a piscina esteja sempre pronta para ser utilizada.

Economia com produtos

Quando você não tem experiência no assunto, é normal que utilize produtos químicos demais na piscina. Em alguns casos, como já mencionamos, isso pode ser prejudicial para sua saúde.

No melhor dos cenários, no entanto, usar produtos demais pode fazer com que eles acabem rápido. E, então, o prejudicado é o seu bolso.

Um piscineiro vai saber exatamente quanto produto deve ser utilizado em sua piscina. Muitos deles são tão experientes que só precisam olhar para a água.

Portanto, deixando o serviço na mão de um profissional, você tem uma oportunidade excelente para economizar.

Horários flexíveis

A manutenção da piscina não é feita em apenas alguns minutos. É preciso se dedicar por horas para garantir um bom tratamento.

Os piscineiros costumam ter horários flexíveis, podendo limpar a piscina no dia e na hora que você preferir. Enquanto isso, você pode relaxar, sabendo que ela ficará impecável para o próximo mergulho.

Como podemos ver, contratar um piscineiro traz muitas vantagens. Mas a pergunta que fica é: como fazer essa contratação?

Piscineiro

Como contratar um piscineiro?

Depois de ter lido o trecho acima, você já entende as vantagens de ter um piscineiro. Mesmo podendo cuidar da manutenção da sua piscina de vez em quando, uma ajuda profissional faz diferença.

Então, o próximo passo é procurar por esse profissional. E como fazer isso de forma a escolher alguém responsável e com um serviço de qualidade? Confira nossas dicas abaixo:

Entenda como funciona a manutenção da piscina

A função principal do piscineiro será manter sua piscina pronta para o uso. Para fazer isso, ele precisará realizar a manutenção de diversas maneiras. Isso vai garantir a limpeza e a pureza da água.

O passo a passo dessa manutenção pode ser descrito assim:

  • limpeza dos entornos, como as bordas e o local onde a piscina foi instalada;
  • recolhimento de sujeiras da água;
  • escovação de bordas, paredes e fundo, para soltar limo e outras sujeiras;
  • aspiração da piscina, para tirar o que saiu na escovação;
  • aplicação de produtos químicos, de acordo com o volume de água.

Nessa última etapa, o piscineiro garante o equilíbrio do pH (entre 7,2 e 7,6) e da alcalinidade (entre 80 e 120 ppm) da água. Depois, adiciona o cloro para eliminar micro-organismos nocivos.

Entendendo o trabalho de um piscineiro, você sabe o que exigir do profissional que contratar. Além disso, entende o que esperar do trabalho dele e pode fazer observações quando achar necessário.

Procure por empresas

Se você não sabe nem como começar a contratação, saiba que existem empresas especializadas nesse ramo.

Empresas registradas, com CNPJ e endereço físico, têm profissionais contratados e terceirizados que podem ajudá-lo. Assim, você sabe exatamente a quem recorrer caso tenha algum problema.

Para encontrar um bom piscineiro, procure empresas que tenham um químico registrado no Conselho Regional de Química (CRQ) mais próximo. Estar registrado garante que ele conhece e segue normas técnicas fundamentais.

Essas normas não apenas garantem o bom estado da piscina, mas também da sua saúde.

Busque por referências

Você deve ter vizinhos, amigos e familiares que também têm piscinas ou conhecem alguém que tenha. Portanto, peça recomendações para eles e fale com os profissionais que eles contrataram.

Se preferir entrar em contato com algum profissional autônomo, peça indicações de clientes regulares. Alguns também têm páginas de redes sociais ou sites. Nesses espaços, você pode conferir os depoimentos de outros clientes.

Confira também se eles têm certificações que comprovam o conhecimento no assunto. Hoje em dia, muitos cursos podem qualificar profissionais desse ramo. Assim, você contrata com mais consciência do que esperar e pode confiar no trabalho feito.

Saiba quais equipamentos e produtos serão necessários

Empresas costumam ser bem claras e específicas sobre os tipos de produtos e equipamentos que utilizam. Inclusive, esse pode ser o cartão de visita de muitas delas.

Profissionais autônomos, porém, podem trabalhar com produtos e equipamentos variados.

Antes de fazer a contratação, pergunte sobre o que o profissional em questão usa para realizar a manutenção da piscina. Faça uma pesquisa para garantir que os produtos e equipamentos sejam de qualidade. Se quiser, discuta a possibilidade de buscar alternativas.

Em outras palavras, informação é essencial para contratar um bom piscineiro para ajudá-lo. Assim, você garante um trabalho de qualidade e uma piscina sempre limpa.

Quer saber mais sobre produtos para limpar a piscina? Confira nosso post completo sobre o assunto!